O seleccionador da Holanda, Vic Hermans, é um antigo jogador e um dos gurus da variante e esteve no Porto para analisar a fase final e contribuir para o relatório técnico da prova. Saiba o que ele pensa do futsal praticado e de alguns jogadores a ter em atenção após o euro2007 (nos comentários)
9 comentários:
-
GDAS
on
27 novembro, 2007 14:00
A questão de os treinadores de futebol serem ou não obrigados a um pensamento mais pragmático por recearem perder os respectivos empregos é um tema sempre actual. E Vic Hermans, que integra o grupo de Estudos Técnicos do Campeonato da Europa de futsal, receia que esta variante siga o mesmo caminho.
Pragmático
Tendo o torneio iniciado com um raro empate sem golos entre a Itália e a anfitriã Portugal, Hermans reflecte se este não passará a ser um resultado mais habitual no futuro. “Algumas coisas mudaram. Os treinadores, agora, preparam as equipas para não perder. Talvez este seja um caminho mais perigoso para o futsal. Devemos tornar o jogo mais atractivo ou continuar assim?”, referiu ao uefa.com.
Técnica
Tudo isto teve também um efeito na estruturação das equipas, acredita Hermans. “Não se vêem muitos jogadores bastante dotados, é mais jogo colectivo. Há um novato, [Marko] Periæ, da Sérvia, um jovem de 22 anos. Ele tem visão e capacidade para fazer assistências entre dois jogadores, mas o jogo está a ser mais compacto. Vimos a Inglaterra [no jogo de apuramento para o UEFA EURO 2008], perder 3-2 e o seleccionador ser demitido no dia seguinte. Talvez se pusesse 11 jogadores em campo e não passasse a linha de meio-campo fosse diferente. O que será melhor? Deverá o futsal ir por um caminho ou por outro? Eu gosto muito de golos. Isso, para mim, é o futsal. Compete-nos a nós escolher o caminho a percorrer”.
Análise ao vencedor:
Maturidade espanhola
Hermans notou uma alteração na forma de defender da campeã Espanha, cujo seleccionador José Venancio rendeu, em Setembro, o muito titulado e consagrado Javier Lozano, já uma verdadeira instituição na variante. “Vi pela primeira vez a Espanha defender no seu próprio meio-campo (por exemplo:frente à Rússia) e fiquei surpreendido. Estará a qualidade da equipa a decrescer ou o novo seleccionador a pensar de outra forma? Ainda são uma equipa de altíssimo nível. Os jogadores estão um par de anos mais velhos e experientes e já não atacam constantemente”.
Desenvolvimentos
Sobre os semifinalistas, Hermans elogiou a jovem equipa italiana, mas questiona-se se Portugal e a sua estrela, Ricardinho, não estarão ainda a alguns anos do seu máximo potencial. Hermans confidenciou ainda que, das quatro equipas que ficaram pela fase de grupos, a que mais o impressionou foi a Sérvia. -
Anónimo
on
27 novembro, 2007 15:40
bela noticia... isto sim sao comentarios que fazem falta ao desenvolvimento do nosso futsal... parabens miudos.
alex -
Anónimo
on
27 novembro, 2007 15:50
para quando uma estrevista com o melhor mister da distrital?
-
GDAS
on
27 novembro, 2007 18:42
Em resposta ao anónimo.
Informamos que os administradores do blogue terão muito gosto em apresentar uma entrevista com o treinador Luís Silva. Infelizmente, neste momento a sua vida profissional não lhe permite ter disponibilidade para tal. Mas esperemos que o momento esteja para breve.
Cumprimentos,
Os administradores do blogue -
GDAS
on
27 novembro, 2007 18:48
esqueci-me de divulgar a fonte...peço desculpa pelo lapso!
fonte:futsalportugal.net -
Anónimo
on
27 novembro, 2007 18:57
eu de facto prefiro ver futsal c golos...agora quando jogo,prefiro um empate 0-0 que um empate
5-5 como devem compreender, face à posição que ocupo no campo!mas o futsal que eu prefiro que a minha equipa pratique é o que der resultados...e se esse for o futsal do chamado ferrolho!?!então que seja..pois o mais importante não e jogar bem,mas sim vencer!penso que todos os tecnicos pensarão como eu,e é inevitavel que o futsal caminhe para cada vez haja menos golos...desculpem a minha opinião que em nada abona em relação ao espetaculo,mas sou sincero!um abraço -
Anónimo
on
27 novembro, 2007 19:05
Muito interessante estas notícias...
Aqui sim podemos ler coisas que realmente gostamos e que sejam úteis para nós amantes da modalidade, não é como as revistas "marias" que grande parte dos blogues da nossa divisão são.
Abraço e continuem com este tipo de informação...Parabéns
Rui Coroas (Isave) -
Anónimo
on
27 novembro, 2007 19:12
agora disses-te tudo coroas!!isto é o que realmente interessa à modalidade que nós gostamos.um abraço e felicidades para ti e para o ISAVE
-
Anónimo
on
27 novembro, 2007 19:44
eu tb digo que o melhor mister da distrital é o Luis Silva (GDAS)